PeB Holding inaugura Comtac Bahia com investimentos de 5 milhões em Ilhéus

A P&B Holding – grupo multinacional criado pela Comtac (www.comtac.com.br), fabricante nacional de acessórios tecnológicos sediada no Vale da Eletrônica (Santa Rita do Sapucaí - MG) – acaba de inaugurar uma fábrica em Ilhéus: a Comtac Bahia.

Com investimentos iniciais da ordem de R$ 5 milhões, a nova planta é destinada à produção de fontes de alimentação beneficiada pela Lei de Informática e produzida de acordo com o PPB (Processo Produtivo Básico). O objetivo é fornecer tais acessórios aos fabricantes de computadores, celulares e terminais de transferência de fundos, entre outros equipamentos.

Segundo Alex Pichler e Yves Bolkaerts, sócios da P&B Holding, a Comtac Bahia já inaugura a operação com um processo produtivo maduro, pois a empresa aguardou mais de 500 dias pelo trâmite do benefício fiscal do PPB junto ao Governo Federal. Neste período, as fontes foram produzidas em baixa escala e já distribuídas a diversas revendas de todo o território nacional.

O portfólio inicial de produtos é fruto de parcerias firmadas com renomadas marcas internacionais que fornecem kits de componentes das fontes projetadas, que obedecem aos padrões internacionais.   “Temos excelentes expectativas com a nova operação, pois mais de 15 milhões de computadores foram comercializados no Brasil, apenas em 2011, e o mercado continua em franco crescimento”, complementa Bolkaerts.

Além disso, Bolkaerts revela que o aumento da demanda nacional pelo acesso à internet também será base para novos investimentos da companhia. “Ao longo de 2013, vamos iniciar a produção de modems, também, na fábrica da Bahia”, antecipa.

De acordo com Luciano Lamoglia, diretor Geral da P&B Holding, a fábrica de Ilhéus está muito bem estruturada e já tem capacidade inicial para produzir 200 mil peças ao mês – 100 mil fontes de laptops e 100 mil placas WiFi – fruto de outra parceria internacional firmada em 2012.

Lamoglia – que foi responsável por implementar e comandar a maior operação de fontes de alimentação do país – explica que a estrutura industrial da Comtac Bahia é completa, com etapas que vão desde a linha de pré-forma, inserção PTH (Pin Through Hole) e montagens, até as fases de testes, qualidade e embalagem dos produtos.

O executivo conta que a nova fábrica está sob o comando de Nirval de Branco, engenheiro pós-graduado em gestão empresarial, que reside na região de Ilhéus há 15 anos. Com longa experiência na indústria de eletroeletrônicos, o gerente Geral da Comtac Bahia atuou em companhias de São Paulo, Bahia e Manaus, a exemplo de IBM, PCI, InfoCom e Netgate.

A equipe da nova operação já está parcialmente contratada e, de acordo com Lamoglia, a companhia já está abrindo um processo de seleção para contratar mais colaboradores. “Nossa meta é alcançar a máxima capacidade produtiva e ampliar o portfólio com a fabricação de produtos de parceiros internacionais em regime de OEM (Original Equipment Manufacturer) aqui no Brasil”, revela.

Lamoglia explica que o processo produtivo de fontes de alimentação exige mão de obra intensiva e, por isso, pode gerar milhares de empregos no Brasil, especialmente, para a população de baixa renda. Assim, a escolha de Ilhéus para a nova fábrica foi estratégica, pois a região já reúne mão de obra farta e devidamente capacitada. “A eficiência dos colaboradores locais já compensará parte dos custos logísticos que teremos para que nossos produtos cheguem aos grandes centros consumidores”, calcula.

O Governo Federal, segundo Lamoglia, já analisa oportunidades de aprimoramento da Política Industrial para o mercado de fontes de alimentação, tanto para o PPB – que define como o produto deve ser fabricado no país –, como em relação à exigência de dispositivos nacionais nos eletroeletrônicos fabricados aqui – definida pela Lei de Informática. “Não há qualquer razão plausível para exigir que apenas 30% dos laptops produzidos no Brasil, por exemplo, utilizem fontes nacionais. E tal percentual cai para ZERO, quando avaliamos os mercados de desktops e impressoras”, lamenta o diretor Geral da P&B Holding.

Justamente por isso, Lamoglia acrescenta que, como o Plano Brasil Maior busca gerar empregos e renda em todo o país, o pleito conjunto da indústria nacional de fontes de alimentação deverá ser atendido muito em breve.

Por isso, a aposta em Ilhéus também inclui uma grande expectativa do executivo e dos acionistas de apoio do Governo Federal com relação ao aprimoramento da política industrial brasileira. A previsão é que haja uma boa equação fiscal com a Reforma Tributária, a partir de diferenciais que favoreçam as regiões distantes dos grandes centros e compensem os custos logísticos.

Crescimento acelerado e grandes metas - Baseada em um modelo de negócios complementares, a multinacional P&B Holding (www.pebholding.com) já conta com uma fábrica em Santa Rita do Sapucaí (MG), no Vale da Eletrônica, e com escritórios em Hong Kong e Shenzhen, na China.

Para 2012, a estimativa é que o grupo alcance um crescimento de cerca de 30% sobre os resultados obtidos no ano anterior. As expectativas de crescimento para 2013 e 2014 são, respectivamente, da ordem de 40% e 50%.

De acordo com Alex Pichler, a criação das operações na China foi essencial para garantir o crescimento do grupo, pois a competição do mercado global é baseada nas grandes cadeias de fornecimento; não apenas nos diferenciais de produto. “Não basta mais se ter qualidade e design diferenciado, os produtos têm de estar disponíveis aos consumidores no momento certo. Caso contrário, quebra-se o ciclo natural da demanda.”

Dessa forma, as operações da Ásia são fundamentais para o virtuoso modelo criado pela P&B Holding, pois compõem uma sólida base dedicada à captação de parcerias, à certificação de qualidade dos materiais adquiridos e, principalmnte, para garantir a eficiência logística necessária para abastecer o mercado nacional com produtos diferenciados.

Resumo institucional - Fundada em 1998, a Comtac (www.comtac.com.br) está sediada no Vale da Eletrônica, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Com um portfólio que reúne cerca de 150 produtos, a companhia conta com linhas de produção baseadas em processos de SKD e CKD.

Diante do acelerado crescimento nas relações comerciais entre Brasil e China, a Comtac deu origem à criação P&B Holding (www.pebholding.com), um grupo multinacional composto por operações complementares em Santa Rita do Sapucaí (MG), Ilhéus (BA), Hong Kong e Shenzhen (China), que formam um arranjo produtivo sólido, competitivo e eficiente para suprir as atuais demandas do mercado brasileiro.